top of page

Como redigir um bom DPO


Olá, senhores delegados! Como vão os estudos? Hoje vamos falar de um assunto importantíssimo que vai ajudar os senhores a chegarem prontos nos dias de debate. Estamos a apenas 15 dias da nossa simulação, e é pensando nisso que nós preparamos este post para auxiliá-los na confecção do Documento de Posição Oficial!


Mas, o que é DPO?



O DPO, Documento de Posição Oficial, é um documento impresso entregue à mesa diretora no primeiro dia de debate. Nele, cada representação detalha sua posição a respeito do tema a ser discutido no comitê. Dessa forma, um bom DPO deixa claro o posicionamento oficial de determinada representação, bem como suas propostas e expectativas de resolução.


Lembre-se: o Documento de Posição Oficial busca explicitar o posicionamento de uma representação, independentemente das opiniões pessoais do delegado que a representa. Ou seja, digamos que você discorde de uma determinada medida que o seu país propõe. Ainda assim você deve colocá-la no seu DPO e defendê-la durante os debates! O nome do documento não é Documento de Posição Pessoal, então uma boa pesquisa é importante para a redação de um documento, no mínimo, decente.


E para que ele serve?



O DPO serve para orientar todos os delegados presentes em um comitê. Eles ficarão disponíveis durante todo o tempo de debate para que todos os outros delegados consultem caso queiram entender, conhecer ou relembrar o posicionamento de alguma outra delegação. Serve para que vocês saibam quem tem o mesmo posicionamento que a sua delegação para, quem sabe, formarem alianças dentro do comitê, ou para descobrir quem defende posições contrárias à sua, ou ainda, quem está fugindo de sua política externa.


Ok. Já sei o que é o documento e para que ele serve. O QUE FAÇO AGORA????



Calma! Pode parecer complicado, mas é bem simples, na verdade. O primeiro passo é ler atentamente o Guia de Estudos do comitê, para ficar por dentro do tema que iremos discutir. Os posts do blog e os dossiês também são excelentes bases para a produção do seu documento. Além disso, é necessário realizar uma pesquisa sobre a posição tomada pelo seu país ou organização frente à guerra na Síria. Entendeu sobre o tema e sobre a política adotada pelo seu país em relação a ele? Mãos à obra!


O mais importante é lembrar que o DPO não pode ultrapassar o tamanho de uma página. No entanto, existem outras recomendações estruturais que fazem do seu DPO um documento elegante:

  • Insira um pequeno cabeçalho contendo o nome do delegado, sua representação, seu comitê e sua escola;

  • Encontre o brasão de armas de seu país e procure incluí-lo no documento. Uma forma interessante é posicioná-lo no canto superior direito. A bandeira do país também dá uma aparência interessante à impressão. Caso sua representação não seja um país, procure a logo oficial da organização;

  • Utilize uma fonte sóbria e limpa, sem floreios. As boas e velhas Arial e Times New Roman cumprem bem essa função;

  • Procure não utilizar uma fonte muito grande. Muitos delegados aumentam o tamanho da fonte no intuito de “encher” a página, fazendo com que a leitura fique desagradável e que o documento fique feio. Recomendamos o uso do tamanho 12;

  • E, caso queira um DPO impecável, inserir o símbolo das Nações Unidas como Marca d’água, causa uma boa impressão;

  • Sempre bom lembrar que esse é um documento formal, então nunca use gírias ou expressões coloquiais;

  • Por fim, no fim da página, digite seu nome e depois assine seu nome a caneta.

Reforçando que o DPO pode ter no máximo uma página, ou seja, não há problema se o seu documento não preencher a página inteira.


Sabendo disso tudo, o que devo escrever no meu DPO?


  • Para começar, façam uma breve introdução e abordagem histórica do seu país com relação ao tema. Caso seja pertinente ao assunto do comitê, inclua ocorrências históricas;

  • Explique a relação da sua delegação com o tema e como a afeta;

  • Se possível, inclua citações de líderes de sua representação, para dar maior credibilidade às informações contidas no documento;

  • Aponte a visão da sua delegação e suas concordâncias ou discordâncias com as demais;

  • Por fim, mencione as expectativas de sua delegação quanto à resolução e as possíveis medidas que possam ser adotadas pelo comitê.

É muito importante que dediquem tempo ao seu DPO. Não o façam de última hora, revisem e tenham a certeza de que está bem claro. Evite palavras complicadas e não copiem da internet, escrevam com as suas próprias palavras. Sempre busquem a informação em mais de um site e que tem fontes confiáveis, para terem certeza de que está correto – muitas vezes as informações (principalmente sobre dados) diferem de um site para o outro - e busquem sempre os sites e notícias mais recentes.



É fácil assim! Então, caprichem para fazer bonito na frente de todos!


Caso encontrem dificuldades em confeccionar o DPO, nós da mesa diretora estamos à disposição para ajudá-los! Bom trabalho! E bora produzir!



bottom of page